Pesquise no blog Empório Vida

19/10/2011

Alecrim, sabor, aroma, beleza e energia!


Os antigos acreditavam que o alecrim reforçava a memória. A fumaça era inalada como proteção contra a tontura e a fraqueza mental, a erva era queimada em escolas e universidades a fim de inspirar os estudantes. O alecrim era queimado pelos pobres em lugar do incenso. O velho nome francês do produto, incensier, veio da célebre história do alecrim como incenso de igreja. 
Até o século 20, as folhas eram queimadas em hospitais franceses, para purificar o ar. O alecrim também deixou sua marca nos primeiros cosméticos; era o principal ingrediente da famosa "Água de Hungria", do século 14, que continua à venda ainda hoje. Essa planta mediterrânea de flores azuis pequenas e pálidas que florescem no final do inverno adora crescer à beira-mar - seu nome, rosmarinus, significa "orvalho do mar". Ela é cultivada em todo o mundo para aromaterapia e outros usos, ainda que França, Espanha e Tunísia sejam as maiores produtoras de seu óleo essencial.

USO TERAPÊUTICO
Ele aquece e estimula o cérebro e o corpo, é ótimo como cardiotônico, estimulante, anti-reumático, resolve rapidamente dores de estômago e azias, restitui a energia dos cansados e estressados por muito esforço mental. Também é bom para tosses, bronquites, e problemas respiratórios.
Usado externamente é bom para limpar feridas, principalmente de diabéticos e pessoas que tem dificuldades de cicatrização.
Os cardíacos podem usá-lo acompanhado de Sete Sangrias e Dente de Leão.
O chá forte de folhas de Alecrim é ótimo para se enxaguar os cabelos. Além de ser cicatrizante, deixa-os muito mais sedosos e brilhantes.
 Compressas com chá forte de alecrim são ótimas para celulite.
O escalda pés de Alecrim renova as energias de um dia de trabalho cansativo.

USO CULINÁRIO
O alecrim deve ser inserido na alimentação dos passivos, tímidos, e nas pessoas que têm um constante desgaste de energia.
 Um frango temperado com alecrim e limão fica delicioso.
O alecrim pode ser usado em qualquer molho branco ou vermelho, para massas e lasanhas.
O alecrim fresco, misturado em pequenas quantidades às massas caseiras de pão, dá um gosto saboroso e exótico a massa, e deixa o pão digestivo e energético.
Misture alecrim nas manteigas e patês.

Você encontra alecrim desidratado na Empório Vida Produtos Naturais!!! Faça-nos uma visita e confira nossos produtos!

06/10/2011

Quibe De Vegetais Com Amêndoas!!!!!




Ingredientes
2 Xícara(s) trigo para quibe
3 Xícara(s) água quente
1/2 Quilo(s) carne moída
1/2 Xícara(s) amêndoas cortadas em lascas
1 Xícara de moranga ralada
2 batatas raladas 
1 cebola picada
1 1/2 Xícara e maionese de soja (para ver a receita clique aqui)
sal  a gosto
1 colher de sopa de orégano 
1 colher de chá de alho granulado  
1 colher de chá de mostarda em pó 

Modo de Preparo
1 - Preaqueça o forno em temperatura média (180º C).
2 - Unte um refratário retangular grande. Reserve.
3 - Em uma tigela média, coloque o trigo e cubra com a água. Reserve por 30 minutos. Escorra e aperte com as duas mãos para retirar toda a água. Reserve
4 - Acrescente ao trigo para kibe a carne, o orégano, o sal, o alho granulado, a mostarda em pó e metade das amêndoas. Misture até obter uma mistura homogênea. Reserve.
5 - Em uma tigela média, coloque a moranga ralada, a batata ralada, a cebola e uma xícara (chá) de maionese de soja. Misture e reserve.
6 - No refratário reservado, coloque metade da mistura de carne reservada cubra com o recheio reservado e finalize com o restante da mistura de carne.
7 - Por cima espalhe o restante da maionese de soja e polvilhe o restante das amêndoas. Leve ao forno por 30 minutos ou até assar. Sirva em seguida.
8 - VARIAÇÃO: o recheio pode ser da sua preferencia, fiz ontem com o que tinha em casa e ficou delicioso, mas você pode usar milho, ervilha e cenoura, ou então abobrinha, berinjela e cebola, enfim use a criatividade e cada vez você terá um prato diferente, mas nunca deixe de usar a maionese de soja ela dá o toque especial do prato. 

O rendimento é muito bom, serve tranquilamente quatro pessoas acompanhado de saladas.