Pesquise no blog Empório Vida

16/12/2011

Chá verde: novo aliado no ganho de massa magra


Efeito do consumo de chá verde aliado ou não ao treinamento de força sobre a composição corporal e taxa metabólica de repouso em mulheres com sobrepeso ou obesas
Autor: Gabrielle Aparecida Cardoso
Orientador: Dra. Jocelem Mastrodi Salgado
Dissertação apresentada no Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

· IntroduçãoO alto índice de obesidade populacional favorece o aumento de complicações associadas ao excesso de peso corporal, afetando a qualidade de vida do indivíduo. Vários alimentos têm sido investigados com o objetivo de auxiliar no controle do peso, e, dentre esses alimentos, o chá verde, derivado das folhas da planta Camellia sinensis, parece ser eficiente apresentando um efeito termogênico, além de promover maior oxidação da gordura corporal. O consumo desse chá possivelmente pode alterar a composição corporal e a taxa metabólica de repouso (TMR), mas até o momento poucos estudos nessa área foram realizados e nenhum deles avaliou mulheres com sobrepeso e obesidade.

· ObjetivoO objetivo deste estudo foi estudar os efeitos do consumo de chá verde e da prática ou não de exercício físico resistido sobre a taxa metabólica de repouso (TMR) e a composição corporal de mulheres obesas ou com sobrepeso.

· MétodosEnsaio clínico duplo-cego e controlado por placebo, envolvendo 40 mulheres com Índice de Massa Corporal entre 25 a 35Kg/m2 e faixa etária entre 20 - 40 anos.
Antes do início do estudo, todas as participantes foram submetidas a um período de adaptação de um mês com uma dieta balanceada de 1.200 kcal baseada no hábito alimentar de cada participante, para que não houvesse nenhuma interferência nos resultados. Essa mesma dieta acompanhou as participantes até o fim do estudo.
As mulheres foram divididas em quatro grupos: grupo 1 - chá verde solúvel (Sanavita®) e nenhuma atividade física; grupo 2 - placebo e nenhuma atividade física; grupo 3 - chá verde solúvel (Sanavita®) combinado com exercícios resistidos; grupo 4 - placebo combinado com exercícios resistidos. O chá verde e o placebo foram consumidos duas vezes ao dia (porção = 10g em 200ml de água) às 10h00 e às 16h00 por um período de 2 meses.
Após os 30 dias de adaptação alimentar, as voluntárias foram submetidas a uma avaliação da composição corporal inicial e da TMR, além de um exame bioquímico inicial para avaliar glicemia, colesterol total e frações, triglicérides, creatinina, insulina e Proteína C reativa (PCr). Esses mesmos parâmetros foram avaliados novamente no último dia do estudo.

· ResultadosOs resultados mostraram que o grupo 1 diferiu significativamente do grupo 2: enquanto as voluntárias do grupo 1 perderam peso (média de 5,7kg), circunferência de cintura (-5,8cm) e apresentaram diminuição da TMR e da gordura corporal (- 4,7%), com manutenção da massa magra, as voluntárias do grupo 2 utilizando placebo não perderam peso, ganharam massa gorda (2,1%) e apresentaram diminuição da massa magra (-2,3kg) e da TMR. Quando os grupos com exercícios físicos resistidos foram avaliados, observou-se que as voluntárias do grupo 3 apresentaram resultados significativamente melhores que o das mulheres do grupo 4, ou seja, não perderam peso, porém tiveram sua composição corporal modificada, com perda de gordura e ganho de massa muscular (- 10,3% contra - 4,4% usando placebo e 6,6kg contra 3,5kg usando placebo, respectivamente), diminuição da circunferência da cintura (-9,2cm contra -2,4cm usando placebo); apresentaram aumento da força muscular e redução dos níveis de triglicérides (- 29%).

· ConclusãoO consumo de chá verde proporcionou uma mudança na composição corporal, com diminuição da gordura e consequente perda de peso, e manutenção da massa magra. Aliado à prática de exercícios físicos como a musculação causou um ganho de massa magra significantemente maior que o proporcionado pelo exercício físico + consumo de placebo e favoreceu uma maior perda de massa gorda, por mobilizar esta como fonte de energia.
O aumento da força muscular observada nos exercícios físicos de resistência foi maior quando o chá verde foi consumido anteriormente à sua prática.
Aliado ao treinamento físico de resistência, o chá verde auxiliou em uma maior perda de gordura e maior ganho de massa magra.

Efeito do consumo de chá verde (Sanavita®) ou placebo com ou sem a prática de exercício físico resistido sobre a medida da circunferência da cintura em mulheres com Índice de Massa Corporal entre  25 a 35Kg/m2 e faixa etária entre 20 - 40 anos


Efeito do consumo de chá verde (Sanavita®) ou placebo com ou sem a prática de exercício físico resistido sobre a massa magra de mulheres com Índice de Massa Corporal entre 25 a 35Kg/m2 e faixa etária entre 20 - 40 anos


Efeito do consumo de chá verde (Sanavita®) ou placebo com ou sem a prática de exercício físico resistido sobre a gordura corporal de mulheres com Índice de Massa Corporal entre 25 a 35Kg/m2 e faixa etária entre 20 - 40 anos

12/12/2011


Argila branca

A argila branca é indicada para peles sensíveis e desidratadas. Contém o maior percentual em alumínio e seu pH é muito próximo ao da pele. Seus benefícios são de clarear, absorver a oleosidade da pele sem desidratar, e ter ação suavizante e cicatrizante. Apresenta ação tensora branda e, portanto, pode ser usada em todos os tipos de pele, especialmente nas sensíveis e nas expostas demasiadamente ao sol.

Indicação 
Clareador de manchas senis, micro-esfoliador da pele, agente desintoxicante corporal, retira oleosidade da pele, combatendo cravos e espinhas, reduz rugas e sinais de expressão, adstringente, remineralizar, suavizar, cicatrizar e catalisar reações metabólicas do organismo e também pode ser usado no corpo todo.
 
Procedimento
          Coloque em um recipiente duas colheres de sopa de argila, adicionar água ou soro fisiológico aos poucos misturando com uma espátula até formar uma pasta de consistência cremosa, antes de aplicar a argila lave o rosto previamente com sabonete, depois com um pincel vá passando no rosto no sentido debaixo para cima menos na região dos olhos e boca. Depois deixe agir por 30 minutos sem fazer movimentos faciais. Aproveite para deitar e relaxar. Passado os 30 minutos lave o rosto com água e passe um hidratante de sua preferência, sua pele vai ficar vermelha, mas logo desaparece e você vai notar a maciez e o brilho de seu rosto.
Obs.: Não se preocupe se você sentir um ardor em seu rosto após passar a mascara, é normal logo passa. A argila medicinal não tem contra indicação.
Fazer a mascara uma ou duas vezes por semana.

Para manchas devido a depilação
A reclamação é comum: indesejáveis manchas escuras surgem nas axilas e na virilha, por causa da depilação freqüente. E ainda tem quem tenha manchas escuras nas pernas por tentativas de extrair pelo encravados.
Para clarear essas regiões faz-se a mistura de argila branca e chá de camomila. A camomila já é usada já há mtos séculos para clarear a pele e o cabelo, tem efeito calmante, ajuda a fazer uma limpeza completa da pele, também é utilizada depois das depilações, para combater a vermelhidão da pele.
Já a argila branca tem efeito clareador graças a sua composição, que é rica em silício e alumínio e diversos oligoelementos. Promove aumento na oxigenação de áreas congestionadas, a uniformização pela esfoliação suave e regula a queratinização. Também tem efeito revitalizador.

O que você vai precisar:
-Argila branca em pó
-Chá de camomila gelado
-Um recipiente limpo para colocar a mistura
-Espátula ou colher

Passo a Passo:
Em um recipiente limpo adicione um pouco de argila e adicione aos poucos o chá de camomila gelado, misture com o auxilio da espátula, até que fique com consistência cremosa e homogênea. Aplique na região limpa uma camada média (nem muito fina nem muito grosa), aguarde cerca de 20 minutos. Retire no banho fazendo movimentos circulares, para que se faça uma leve esfoliação.
A mistura pode ser aplicada 3 vezes por semana.

Para acabar com a acne e com os cravinhos
1 colher de sopa de argila
Chá de manjericão
20 gotas de própolis
Dissolva a argila no chá de manjericão até engrossar. Depois, acrescente 20 gotas de própolis. Enxague com água fria. 

06/12/2011

Chia o grão da saúde!

Com mais propriedades do que a linhaça, esse legítimo andino chega ao Brasil com a promessa de nos salvaguardar de uma série de problemas — de obesidade a tumores

Ele acaba de aterrissar por aqui, mas não se engane: sua bagagem é recheada de história. Cultivado desde 2600 a.C, o grão de chia era consumido por maias e astecas para turbinar sua resistência física. Como ele também tinha forte apelo religioso, as plantações foram suprimidas pelos espanhóis assim que conquistaram a América, no século 16. “Elas só foram retomadas no início da década de 1990, por um grupo de pesquisadores argentinos em parceria com a Universidade do Arizona, nos Estados Unidos”, conta a nutricionista Carolina Chica, da Unidade de Doenças Cardiovasculares da Pontifícia Universidade Católica do Chile.

Desde então, a chia, que tem sabor semelhante ao das nozes, ganhou os holofotes nos laboratórios. E não é para menos: fonte de ácido graxo ômega-3, proteínas, fibras, substâncias antioxidantes e minerais como fósforo, cálcio, ferro e magnésio, ela é uma tremenda parceira à mesa contra inúmeros males.

Um deles é o excesso de peso, que nos dias de hoje representa uma epidemia. Segundo a nutricionista Luiza Lima, do Conselho Regional de Nutricionistas da 9a Região, o efeito seca-cintura tem a ver com as doses generosas de fibras encontradas no grão. “No intestino, em contato com a água, elas formam um gel que deixa a digestão mais lenta, prolongando a saciedade”, explica Luiza. Daí, com a sensação de barriga cheia, a vontade de assaltar a geladeira é aplacada.

As fibras da chia também são uma bênção para quem tem o intestino travado. Elas contribuem para formar e eliminar o bolo fecal. “Mas, para obter o benefício, é preciso ingerir líquidos de modo adequado”, ressalta a nutricionista Karina Dantas, consultora técnica do Conselho Regional de Nutricionistas da 3a Região. Ou seja, se caprichar nos goles de água, tudo ótimo.

A chia abriga outra preciosidade — muito mais ômega-3 do que a linhaça. Essa gordura nos blinda contra ameaças ao coração. “Além de ser um bom anti-inflamatório, ela tem ação direta no controle da pressão arterial e na redução do colesterol e dos triglicérides”, justifica a nutricionista Bruna Murta, da Rede Mundo Verde, na capital paulista.

O tratamento do câncer de mama também ganha reforços com o grão andino. “Em um estudo com cobaias, foi constatado que os animais alimentados com seu óleo tiveram uma diminuição no tamanho do tumor e no número de metástases”, informa Carolina Chica. E as perspectivas em relação a outros cânceres são igualmente animadoras. “O grão colabora na prevenção de tumores porque tem alto teor de antioxidantes”, confirma Bruna Murta.

Se é o diabete que amedronta, mais boasnovas: como está na lista de alimentos com baixo índice glicêmico — ou seja, não incita picos adocidados no sangue —, a chia é indicada para quem tem o problema. Sem contar que ameniza a resistência à insulina. Em outras palavras: facilita o aproveitamento da glicose pelas células, e evita que o açúcar fique sobrando na circulação.

Músculos à vista


Lembra que as civilizações pré-colombianas usavam a chia para ter força extra? A nutricionista Luiza Lima corrobora com a estratégia e a recomenda para quem faz exercícios. “Como absorve e retém a água, o grão prolonga a hidratação e a presença de minerais no organismo”, explica. Tem mais: “Devido à elevada concentração de proteínas, pode facilitar o ganho de massa muscular. Para isso, o ideal é consumi-lo após a malhação”, avisa Bruna Murta.

E olha que maravilha: ao contrário da linhaça, a chia não precisa ser triturada para liberar substâncias importantes. E sua versatilidade é outra característica que impressiona, como comprova a nutricionista Natália Dourado, da e3 Comunicação e Nutrição, na capital paulista: “É possível adicioná-la a frutas, cereais, saladas, sopas e iogurte. Moída, é uma boa substituta da farinha em receitas de massas, pães e biscoitos”. Uma opção é deixá-la na água até formar uma gelatina. Aí, é só colocá-la no lugar do ovo nas preparações. Não faltam ideias para você testar e aprovar essa maravilha dos Andes.

Chia para:

aumentar a massa muscular e evitar excesso de peso, trânsito intestinal emperrado, doenças cardiovasculares, diabete, câncer de mama e outros tipos de tumor. Fonte: Revista Saúde é Vital!
Você encontra a chia na Empório Vida com um preço ótimo e todas as informações de como ela deve ser usada!