Pesquise no blog Empório Vida

14/06/2012

Alimentação e Manchas de Pele


Já é comprovado que alimentos que possuem antioxidantes oferecem dupla proteção: reduzem os radicais livres (impurezas no sangue) e protegem sua pele da radiação solar. Diferentes antioxidantes desempenham diferentes papeis no organismo e por isso, deve-se ingerir a maior diversidade deles que puder.

Algumas vitaminas e oxidantes têm o papel de recuperar e proteger
células de DNA da pele que foram danificadas pela exposição ao sol, o que pode prevenir e até mesmo combater as manchas de pele. Combatem o envelhecimento e improvam o sistema imunológico.

Qualquer tratamento para a remoção de manchas no rosto, no busto, ou em qualquer outra parte do corpo, deve ser acompanhado de uma dieta balanceada. A pele é o primeiro órgão que sofre com as alterações do clima, com a poluição e a exposição ao sol, por isso necessita de diferentes vitaminas para se manter saudável.

Aqui vai uma relação dos antioxidantes mais fáceis de achar e em quais alimentos encontra-los:

Betacaroteno

Esse antioxidante poderosíssimo pode absorver a radiação ultravioleta, diminuindo os danos no DNA das células da pele, melhora a pigmentação (o que contribui na proteção), e reduz a formação de radicais livres (impurezas no sangue).

É encontrado principalmente em alimentos alaranjados, como cenoura, abóbora, mamão e também em folhas verde escuras, rúcula, espinafre, etc.


Licopeno

Tem a função de ajuda a impedir e reparar os danos às células causados pelos radicais livres.

O tomate é a melhor fonte de licopeno que pode também ser encontrado no mamão e na melancia. Portanto os que levam o molho de tomate são excelentes fontes desse antioxidante valioso e barato.

Vitamina E

Além das funções desempenhadas pelo licopeno, a vitamina E ainda melhora a circulação sanguínea, aumenta a resistência imunológica, regenerar tecidos, é útil no tratamento e prevenção de nódulos cancerígenos, auxilia no alivio da TPM por conter propriedades que podem aliviar o stress e pode proteger até contra o mal de Parkinson.

Grãos e peixes são alimentos ricos em vitamina E no geral e são excelentes fontes de gorduras boas que podem atuar junto com o Licopeno na proteção das células e na restauração do DNA da pele.

Polifenóis

Encontrados no chá verde, os polifenóis evitam a ação destrutiva dos radicais livres que degeneram as células auxiliando no combate ao câncer e ao envelhecimento.

O chá verde possui bioflavonóides e catequinas: substâncias que bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores. Além de antioxidante, o chá-verde ainda é rico em tanino, que reduz as taxas de LDL (colesterol ruim) e fortalece as artérias favorecendo a prevenção de doenças cardíacas e circulatórias.