Pesquise no blog Empório Vida

15/05/2012

Como evitar e combater a flacidez com alimentação



A pele fica flácida porque com o passar dos anos, pelo nosso modo de vida estressante e também por causa dos efeitos do sol e de certos alimentos que ingerimos, o seu teor de colágeno e elastina vai sendo constantemente reduzido. E uma boa maneira de combater a flacidez é então poupar o colágeno e a elastina sempre se protegendo do sol. Também é importante adotar um modo de vida mais tranquilo e saudável e balancear a alimentação, eliminando tudo que contribui para a destruição destas importantes proteínas e aumentando o consumo de tudo que as protege.

Confira os alimentos que devemos evitar e os alimentos que devemos comer para combater a flacidez:

Evite os alimentos:

- Açúcar, refrigerantes e todos os tipos de doces: O açúcar, presente em grande quantidade nestes alimentos, se transforma em radical livre, uma molécula muito perigosa, capaz de destruir o colágeno e a elastina da nossa pele, deixando-a flácida e enrugada. Por isso, se você quer ter a pele mais firme por mais tempo, evite ao máximo consumir estes tipos de alimento.

- Alimentos com alto índice glicêmico: são os alimentos a base de farinha branca, açúcar branco ou o arroz branco. Esses alimentos movimentam a insulina, hormônio que estoca o excesso de açúcar na forma de gordura no corpo

- Carne Vermelha: É outro alimento gerador de grandes quantidades de radicais livres altamente destruidores e perigosos tanto para a saúde como para a pele. Por ser mais rica em ferro, a carne vermelha é capaz de acelerar o processo de oxidação das proteínas da pele levando ao envelhecimento precoce e à flacidez.

- Bebidas alcoólicas: Outro alimento altamente gerador de radicais livres que destroem o colágeno e a elastina que dão sustentação para a pele. Evite-as!

Alimentos liberados:

- Aveia e cereais integrais: Na casca da aveia e em todos os cereais integrais, como o arroz e o trigo, está presente o poderoso mineral silício, um dos elementos mais importantes para a firmeza da pele. O silício atua diretamente no colágeno e na elastina estimulando sua fabricação e protegendo-os contra a destruição.


-Alimentos Ricos em Proteínas: sem proteínas não conseguimos sintetizar toda elastina para ter a pele firme e combater a flacidez. Portanto, caprichar nos alimentos mais protéicos é uma decisão muito inteligente. Caprichar na proteína de soja e em outros alimentos de fonte vegetal, como a quinua e o amaranto, o feijão japonês ou azuki, as lentilhas, grão de bico e ervilhas.


- Chá verde: Duas a três xícaras diárias de chá verde preparado na hora e sempre após as refeições são capazes de aumentar a firmeza e combater a flacidez da pele. O chá verde, e também seus similares (o chá branco e o chá vermelho) são riquíssimos em substâncias antioxidantes chamadas polifenóis que combatem os radicais livres que atacam o colágeno e a elastina da nossa pele causando a flacidez.

-Levedo de cerveja: é rico em nutrientes como cobre e selênio - fortíssimo no quesito antiflacidez. Como é preciso apenas uma pequena quantidade diária, o truque é salpicar a levedura no mix de oleaginosas, no mamão do café-da-manhã e até na sopa. Ou acrescentar uma colher em sua vitamina ou shake. Há ainda a versão em comprimidos.

- A vitamina C: presente nas frutas cítricas também é um elemento importante na construção do colágeno (que atua na sustentação da pele), assim como o magnésio presente nas oleaginosas.

- Chocolate com 70% de cacau: Ao contrário dos chocolates comuns que são ricos em açúcar e gordura e só servem para engordar, os chocolates com 70% de cacau são ricos em polifenóis mais poderosos que os do vinho tinto. Ele faz uma verdadeira limpeza dos radicais livres da nossa pele ajudando na proteção do colágeno e da elastina. E basta uma barrinha de 20 gramas diárias para que você possa usufruir desta delícia que ajuda a firmar a pele.

- Castanha-do-Pará: Apenas duas unidades diárias já fornecem todo selênio, um dos mais preciosos minerais quando o assunto é saúde e beleza da pele, que precisamos para manter nosso colágeno protegido. Isso sem contar que também são ricas em ômegas-3 e 6 que firmam a pele por melhorar a hidratação de dentro para fora.

- Nozes: além de combater a flacidez, possui gordura poli-insaturada, uma proteção contra doenças como diabetes e colesterol, que ainda contribui para o bom funcionamento do coração. Duas unidades por dia são suficientes. Não gosta do sabor? Pode picar e colocar em saladas, sopas, pães e vitaminas.

- Arroz integral: estimula a produção de colágeno e elastina, garantindo a sustentação e elasticidade da pele. Rico em silício, o arroz ainda ajuda a hidratar e amaciar a pele. Coloque cerca de quatro colheres de sopa por dia no seu prato e veja os resultados.

Muito além da alimentação

Lembre-se de que hábitos alimentares saudáveis são fundamentais para o cuidado com o corpo, no entanto, eles não são suficientes. Concilie uma dieta balanceada com exercícios físicos regulares e não deixe de ingerir a quantidade adequada de água para garantir que os seus novos hábitos trarão os resultados que você busca alcançar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sua opinião é muito importante para nós!