Pesquise no blog Empório Vida

06/08/2012

Cavalinha a erva da beleza



História: a cavalinha é uma planta presente na história desde a Roma Antiga, onde era aplicada no tratamento de problemas respiratórios, infecções urinárias e da próstata. Atualmente, consta na relação de ervas reconhecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e é bastante utilizada para amenizar dores de cabeça, hemorragias, equilibrar a pressão e prevenir a osteoporose. Porém, o que mais chama a atenção é sua ação diurética que, por evitar a retenção de líquidos, auxilia no emagrecimento; e no combate a estrias e celulite, por acelerar o efeito do colágeno no organismo.

Propriedades: a erva é rica em glicosídeos flavônicos, saponinas, ácido gálico e potássio responsáveis pela eliminação de substâncias tóxicas. Além disso, a cavalinha é boa fonte de taninos, poderosos adstringentes que melhoram o tratamento externo da acne, e de silício, que participa da calcificação dos ossos e age sobre as fibras elásticas das artérias. Como antiinflamatória, a erva ameniza os inchaços. Ela também acelera a cicatrização e aumenta a elasticidade da pele, atuando como um hidratante profundo. Nos tratamentos de beleza, fortalece as unhas e dá brilho aos cabelos.

Curiosidade: como outras inúmeras ervas, a cavalinha também era utilizada para “finalidades mágicas”. Com seus caules ocos, os antigos pastores fabricavam flautas que eram usadas para espantar serpentes, daí o nome popular “milho-de-cobra”. Além disso, sempre foi muito forte a ligação entre a planta e a fertilidade feminina: quando uma mulher queria engravidar, era costume colocar um vaso de cavalinha dentro do quarto.


Óleo para prevenir estrias
Ingredientes
1 colher de sopa bem cheia de cavalinha seca
Preparo
Coloque a cavalinha em um vidro pequeno de óleo de amêndoas. Deixe descansar por 30 dias e passe na pele, sempre após o banho.

Chá para limpeza de pele
Ingredientes
1 punhado de cavalinha (fresca ou seca)
500 ml de água
Preparo
Coloque um punhado da planta (fresca ou seca) em uma vasilha e despeje água fervendo. Abafe e deixe descansar por 10 minutos. Depois de fria, use a infusão com um chumaço de algodão para limpar a pele.


Para cabelos e unhas
Ingredientes
cavalinha
1 litro de água
Preparo
Faça um chá com caules e folhas de cavalinha, deixe esfriar e use no enxágue final dos cabelos. Para fortalecer as unhas, faça um chá mais concentrado, deixe amornar e mantenha as unhas imersas por uns 15 minutos.

OBS.: pessoas com pressão baixa devem ter cuidado ao consumir a cavalinha, já que ela tem efeitos que podem reduzir a pressão arterial (eu tenho a pressão baixíssima, e não tenho problemas em consumir a cavalinha, mas vale prestar atenção né). O ideal é consumir 3 xícaras ao dia com intervalos entre uma e outra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sua opinião é muito importante para nós!