Pesquise no blog Empório Vida

03/02/2014

Betacaroteno: muito além da cor!

Além de precursor de vitamina A, o beta caroteno é responsável por benefícios que vão muito além de um belo bronzeado, protegendo o organismo de doenças e prevenindo o envelhecimento precoce

Com a proximidade do verão, muitas pessoas recorrem a alimentos que contenham o pigmento beta caroteno em sua composição para dar uma “turbinada” no bronzeado. Mas o que pouca gente sabe é que esse caratenóide também é uma excelente fonte de vitamina A e ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele. A principal função do beta caroteno, segundo uma série de pesquisas a respeito de suas propriedades, é proteger as células do corpo, ou seja, esse poderoso antioxidante neutraliza a ação de radicais livres e ajuda a reforçar o sistema imunológico do indivíduo, além de colaborar para o aumento da elasticidade da pele e formação de melanina, substância responsável pela sua coloração e que funciona como uma proteção extra contra os raios UV. Pesquisas demonstraram que o beta caroteno desempenha um papel importante na prevenção de muitas doenças e no fortalecimento da imunidade do organismo, favorece a visão noturna e ainda garante brilho aos cabelos e unhas fortalecidas.
Segundo a nutricionista Ariane Pereira, da Naturalis Nutrição & Farma, em São Paulo, as propriedades desse pigmento natural estão relacionadas ao fato dele ser um precursor da vitamina A, ou seja, sua presença no organismo ajuda a repor essa vitamina de forma que atenda às necessidades diárias do indivíduo. A especialista acrescenta que a forma como o beta caroteno é transformado em vitamina A faz com que ele auxilie na síntese de melanina do organismo, contribuindo com a redução dos níveis de oxidação da pele:
- A exposição solar é um dos fatores mais determinantes para o aceleramento do processo de envelhecimento intrínseco da pele, ou seja, aquele inerente a todos os órgãos com o passar dos anos. Isso se deve especialmente aos efeitos cumulativos do sol na epiderme, em decorrência das radiações UVA e UVB. Esses radicais atacam as células, danificando as membranas celulares e o material genético das mesmas. A melanina é um pigmento protetor contra a radiação UV, que também possui papel antioxidante e protege a pele principalmente dos radicais livres, e o beta caroteno tem papel fundamental nesse processo, pois auxilia em sua síntese, quando transformado em vitamina A.
Porém, o consumo dos níveis ideais de alimentos que contenham esse precursor de vitamina A nem sempre é o ideal. Com refeições feitas às pressas e baixo consumo de frutas e verduras, são comuns casos de pessoas que possuem baixas taxas de beta caroteno no organismo. Para essas ocorrências, são recomendados suplementos alimentares que contenham substâncias antioxidantes, com o objetivo de combater constantemente os radicais livres formados pelas células. “Normalmente, os suplementos são combinados de várias substâncias, como extrato de cenoura e óleo de germe de trigo, que possuem em sua composição outras vitaminas, minerais e aminoácidos, que também são importantes para o bom funcionamento do organismo”, explica Dra. Ariane.
Vale ressaltar que o corpo humano só sintetiza o beta caroteno em vitamina A quando necessário, de modo que seu consumo em excesso não é perigoso para o organismo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sua opinião é muito importante para nós!