Pesquise no blog Empório Vida

27/01/2012

O óleo seca gordura


O óleo de coco é apontado como um ótimo coadjuvante na perda de peso. Uma pesquisa da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, mostrou que aliar o produto a uma dieta de baixa caloria derrete sete vezes mais a gordura abdominal. O segredo? A maior parte das gorduras presentes no óleo de coco é de um tipo de gordura que, quando chega ao fígado, vira energia rapidamente e, por isso, não é acumulada na forma de gordura. Já o ácido láurico (outra substância presente no óleo) tem ação antiinflamatória e antioxidante, deixando o organismo menos resistente à perda de peso. O óleo de coco também aumenta a saciedade, diminui a liberação exagerada de insulina e favorece o bom funcionamento do intestino.
É pouco? O óleo de coco ainda é termogênico – ou seja, acelera a queima das gorduras estocadas. E ameniza a fissura por doce. Detalhe: prefira a versão prensada a frio. “Esse processo de fabricação preserva as propriedades benéficas do óleo, considerado um alimento funcional, que, além de nutrir, previne doenças”, diz Marcio Bontempo. Mas pode ser usado para cozinhar. Mesmo submetido ao calor intenso, mantém as propriedades terapêuticas intactas. Use até duas colheres de sobremesa por dia para preparar os alimentos, em substituição ao óleo comum, ou cru na salada de fruta ou, ainda, batido no suco, no iogurte ou shake, deixando um suave sabor de coco. Prefere não arriscar? Existe a opção do óleo em cápsula – a recomendação é consumir de duas a quatro unidades por dia.

Efeitos extras
Mais um tipo de substância benéfica do óleo de coco é o ácido cáprico, que tem ação antimicrobiana. “Consumir uma colher de sobremesa pela manhã funciona como um remédio contra os vermes
intestinais”, diz Marcio Bontempo. Livre desses inimigos, você mantém não só o intestino mais saudável como o organismo em geral. Confira outras ações que o óleo de coco pode proporcionar:
• Reforça o sistema imunológico.
• Diminui o colesterol ruim, o LDL, e aumenta o bom, o HDL, ajudando a proteger a saúde do coração. “O óleo, principalmente, faz uma espécie de limpeza da gordura do sangue”, afirma Christine Erika Vogel, nutricionista e pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
• Favorece o bom funcionamento  da tireoide, evitando desequilíbrio no metabolismo.
• Mantém os ossos fortes, pois previne osteopenia e osteoporose.
• Protege o fígado dos efeitos tóxicos do álcool, reduzindo os sintomas da ressaca.
• Pode ajudar a prevenir o câncer de mama e doenças neurodegenerativas. Isso graças à presença de
fitormônios (kinetina e trans-zeatina), especialmente na água. “Mas os estudos científicos ainda estão
em andamento”, avisa a nutricionista Erika Almeida.

A maneira mais fácil de usar o óleo coco é acrescentá-los em bebidas, como o suco antioxidante
Suco antioxidante com coco e maçã
Ingredientes
1 copo (200 ml) de água de coco
1/2 maçã
1 folha de couve sem o talo
1 col. (sopa) de óleo de coco
Gelo a gosto
Modo de fazer
Bata a água de coco no liquidificador com a maçã e a couve. Coe e volte a bater com o óleo. Sirva com gelo.
Rende: 1 copo (300 ml)
Calorias: 150


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sua opinião é muito importante para nós!